(11)

(11)

(11)

Circuito Funcional

Gostou? compartilhe!

Muitos alunos fogem de aulas repetitivas e que objetivam apenas a execução de determinados movimentos a fim de trabalhar grupos musculares em separado, como é o exemplo da musculação ou ginástica. Sabendo disso, foi desenvolvido o circuito funcional, que visa trabalhar diferentes partes do corpo e ainda aumentar os sistemas cardíaco e respiratório.

Realizado ao som de músicas animadas e com total aproveitamento do espaço e aparelhos disponíveis, o circuito funcional alterna atividades que exigem força, como levantamento de peso, resistência, a exemplo de corridas e saltos, e flexibilidade, como alongamentos e movimentos isométricos, de forma dinâmica, intensa e sem tédio.

Circuito funcional – Cuidados e benefícios

Por ser um treino que alterna exercícios aeróbicos e visa o fortalecimento dos músculos, é necessário fazer uma avaliação física completa e ser liberado pelo médico para sua prática, especialmente alunos que já passaram dos 35 anos de idade.

Além disso, durante as aulas, é recomendado o uso de roupas frescas e confortáveis, que absorvam o suor e não impeçam a respiração da pele. Tênis confortáveis e com bom amortecimento também são essenciais para não forçar as articulações.

Já os benefícios usufruídos pelos alunos durante a prática do circuito funcional são:

Resultados rápidos: Por ser um treino intenso, em apenas algumas semanas é possível sentir diferença, como a redução das gordurinhas localizadas, especialmente no abdome e pernas, e o aumento da disposição e força muscular;

  • Bem-estar: Fazer atividades físicas promove a elevação dos níveis de endorfina e aumento da autoestima. Não à toa, muitos médicos indicam a prática de exercícios como parte integrante de tratamentos contra ansiedade, depressão e bruxismo;
  • Para todos os públicos: Mesmo pessoas que nunca foram a uma academia podem fazer o circuito funcional, pois todos os movimentos são orientados e corrigidos pelo instrutor, que também elabora aulas e sequências especiais para cada aluno.

Mais segurança e melhores resultados

Para aproveitar o potencial dos alunos e desenvolver suas habilidades físicas, os instrutores e educadores físicos da Health Track empregam medidores cardíacos durante as aulas, a fim de acompanhar o esforço despendido por cada participante e evitar sobrecargas ao organismo. Além disso, ao final da aula, todos recebem relatórios individuais de seu desempenho.