(11)

(11)

(11)

Treinos Circuito

Gostou? compartilhe!

Os treinos circuito surgiram na Europa há cerca de 70 anos e se popularizaram pelo mundo em virtude dos seus inúmeros benefícios. Dentre eles, o que mais chama atenção é animação das aulas, que são dinâmicas e realizadas ao som de músicas agitadas, e a perda calórica promovida por elas, que pode chegar a 600 calorias em apenas 30 minutos.

Não por acaso, os treinos circuito são buscados por pessoas que desejam perder peso de forma rápida e saudável, eliminar a gordura localizada nos braços, pernas e abdome, além de fortalecer a musculatura e aliviar o estresse do dia a dia. O público-alvo dessa modalidade é o jovem e adulto e as aulas são mistas, voltadas a homens e mulheres.

Como são feitos os treinos circuito

Idealizada originalmente para ser praticada em ambientes fechados, essa modalidade de treino visa aproveitar de forma eficiente todo espaço disponível, além de exercitar diferentes grupos musculares e intercalar atividades aeróbicas, de resistência e de força.

Por isso, é importante que o aluno utilize roupas apropriadas, fabricadas com tecidos leves e que permitam ao corpo transpirar e respirar e tênis confortáveis, de preferência, com amortecedores para absorver o impacto das corridas e saltos dados durante a aula.

Para tornar o treino ainda mais efetivo e alcançar rapidamente os objetivos desejados, algumas dicas são de suma importância:

  • Antes do treino é importante consumir alimentos que deem ao corpo mais energia e resistência. A banana é uma boa opção, pois contém boa quantidade de carboidratos e vitaminas, além de ajudar a evitar câimbras decorrentes do esforço físico;
  • O controle da frequência cardíaca durante a prática do circuito ajuda a planejar melhor as aulas e monitorar o esforço despendido pelo organismo, além disso, ele evita que haja sobrecargas ao coração e à pressão sanguínea;
  • Durante as aulas, os grupos musculares devem ser trabalhados de forma alternada para que não se fatigam e impeçam a finalização do treino, já sua intensidade e volume devem ser adequadas pelo professor para que o aluno alcance seus objetivos.

Treinos monitorados e planejados aula a aula

O interesse dos profissionais, coordenadores, professores e educadores físicos da Health Track é promover mais saúde e bem-estar aos alunos, por isso, em todas as aulas de circuito são empregados medidores cardíacos para que os treinos possam ser planejados de maneira individualizada e os alunos acompanhem de perto sua evolução e desempenho.